Fibrose Cística

A Fibrose Cística é uma doença genética, crônica e progressiva que afeta múltiplos órgãos, como pulmões, pâncreas, rins, fígado, aparelho digestivo, intestino e seios da face num processo obstrutivo causado pelo aumento da viscosidade do muco o que leva a processos infecciosos crônicos.

Genética, é uma doenças hereditárias considerada grave determinada por um padrão de herança autossômico recessivo, ou seja, ocorre quando a pessoa herda os genes CFTR defeituosos tanto do pai como da mãe.

• Faltar de ar
  • Tosse produtiva
  • Cansaço muscular
  • Dificuldade de ganho de peso
  • Perda de sal pelo suor
  • Dor abdominal recorrente

A fisioterapia respiratória é muito importante para estes pacientes pois atuará na remoção deste excesso de muco e secreção pulmonar que esta doença produz, prevenindo a suscetibilidade às infecções pulmonares e a bronquiectasias, melhorando a qualidade de vida e a capacidade pulmonar do individuo, desde de crianças até a fase adulta.

Iremos realizar técnicas de higiene brônquica para limpeza da secreção pulmonar  e orientações aos familiares ou paciente, sobre formas de manter o pulmão limpo.

Nestes pacientes é indicado a realização da fisioterapia respiratória no minímo 2x por semana.