Enfisema Pulmonar

É um tipo de distúrbio respiratório caracterizado pela obstrução crônica e recorrente do fluxo de ar, que aumenta a resistência das vias aéreas, sendo classificada como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

O enfisema é a destruição das paredes dos alvéolos, produzindo espaços aéreos anormalmente grandes que permanecem cheios de ar durante expiração gerando uma hiperinsuflação e ocorre aumento da caixa torácica (tórax em barril).

O fumo é a causa principal que ocasiona o aumento de tamanho e de quantidade glândulas mucosas nas células das vias aéreas além de inalação de fumaça, poluição de ar, exposição a pó e gases.

• Falta de ar
  • Tosse
  • Respiração ofegante.
  • Cansaço e fadiga nos pequenos e médios nas atividades de vida diária.

A fisioterapia respiratória é muito importante para estes pacientes e atuará de acordo com a fase da doença. O objetivo será a conscientização diafragmática, fortalecendo o diafragma, diminuindo o esforço respiratório, melhorando a expansão da caixa torácica e caso apresente secreção pulmonar realizaremos técnicas de higiene brônquica.

A Reabilitação pulmonar também é indicada para estes pacientes pois proporcionara a diminuição das incapacidades física e psicológica causada pela doença. Através de um programa de exercícios de recondicionamento cardiovascular, treinamento muscular de membros superiores e inferiores e de resistência física (endurance), um protocolo de treinamento da RESPFISIO, melhorando os sintomas de falta de ar aos mínimos e médios esforços, o cansaço, qualidade de vida e prognóstico do paciente.