Bronquite Crônica - DPOC

É o estreitamento (obstrução) persistente das vias aéreas que ocorre, sendo classificada como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).

Distúrbio caracterizado por secreção excessiva de muco brônquico acompanhado por tosse produtiva que dura pelo menos três meses, por dois anos consecutivos

O fumo é a causa principal que ocasiona o aumento de tamanho e de quantidade glândulas mucosas nas células das vias aéreas além de inalação de fumaça, poluição de ar, exposição a pó e gases.

• Falta de ar durante o esforço
  • Cansaço nas atividades de vida diária
  • Tosse produtiva com expectoração

A fisioterapia respiratória é muito importante para estes pacientes pois atuará na remoção do excesso de muco e secreção pulmonar que a doença produz, prevenindo a suscetibilidade a infecções pulmonares (pneumonias) e internações hospitalares por exacerbação da doença, melhorando a qualidade de vida e a capacidade pulmonar do indivíduo.

Iremos realizar técnicas de higiene brônquica para limpeza da secreção pulmonar e orientações aos familiares ou paciente, sobre formas de manter o pulmão limpo.

A Reabilitação pulmonar também é indicada para estes pacientes pois proporcionara a diminuição das incapacidades física e psicológica causada pela doença. Através de um programa de exercícios de recondicionamento cardiovascular, treinamento muscular de membros superiores e inferiores e de resistência física (endurance), um protocolo de treinamento da RESPFISIO, melhorando os sintomas de falta de ar aos mínimos e médios esforços, o cansaço, qualidade de vida e prognóstico do paciente.