Bronquiolite

É uma inflamação aguda que provoca a contração das vias respiratórias e obstrui o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. Em decorrência dessa inflamação ocorre o aumento na produção de muco gerando maior resistência para passagem do ar, oxigenação e as trocas gasosas.

Em geral, a bronquiolite afeta as vias aéreas inferiores de bebes e crianças menores de 24 meses de idade.

É considerada uma doença sazonal e aparece com maior frequência durante o outono e inverno.

• Vírus sincicial respiratório (VSR), sendo o mais comum.
  • Vírus do resfriado comum (rinovírus)
  • Parainfluenza e outros vírus

• Coriza e obstrução nasal
  • Espirros
  • Chiado no peito
  • Febre baixa

• Tosse

• Cianose (lábios, dedos ou pele arroxeados);

• Após alguns dias, as crianças desenvolvem dificuldade para respirar e piora da tosse.

A fisioterapia respiratória é nossa especialidade e é nossa prática lidar com bebês com bronquiolite principalmente no outono e inverno. Nossos profissionais são capacitados para ter sua confiança e atender seu bebê no conforto do seu lar.

O tratamento terá o objetivo de acelerar o processo de recuperação do seu bebê, já que possuem dificuldade de eliminar a secreção acumulada no pulmão, através da tosse que ainda é pouco eficaz normal para o desenvolvimento pulmonar ainda em formação.

Otimizamos a tosse e se necessário utilizamos recursos como a aspiração nasotraqueal para remoção da secreção, além de realizar técnicas de higiene brônquica (manobras de vibrocompressão torácica, tosse assistida, entre outras) para auxiliar nesse processo, melhorarndo o cansaço, tosse e o chiado no peito.

Fisioterapia Respiratória tem importante papel no tratamento das doenças respiratórias nos recém-nascidos, bebês e crianças, prevenindo que retorne novas internações hospitalares. A resposta ao tratamento da fisioterapia respiratória em bebes e crianças é muito rápida, agindo em conjunto com as condutas médicas e demais profissionais.

Prevenção

A transmissão dos vírus ocorre pelo ar ou por contato, através das mãos ou objetos contaminados por secreção que contenha o vírus. Em especial, no caso do vírus sincicial respiratório, lavar as mãos é fundamental ou a aplicação de álcool gel, evitar ambientes fechados e aglomerados.