Bronquiectasia

A parede brônquica inflamada cronicamente torna-se menos elástica, fazendo com que as vias aéreas afetadas tornem-se alargadas (dilatadas) sendo irreversível, e com que surjam pequenas protuberâncias ou bolsas semelhantes a pequenos balões, resultante da lesão das paredes das vias aéreas, aumentando as secreções (muco) e o acúmulos desta, favorecendo a proliferação de bactérias e pneumonias de repetição.

A causa mais comum são as infecções respiratórias graves ou repetidas, frequentes em pessoas que já tinham algum problema nos pulmões ou com o sistema imunológico, que são particularmente prováveis em pessoas com um ou mais dos seguintes:

• Fibrose cística
• Imunodeficiências
• Certas doenças autoimunes, como artrite reumatoide, colite ulcerativa
• Fatores mecânicos, como bloqueio das vias aéreas causado por um objeto inalado, linfonodos cronicamente aumentados, alterações após uma cirurgia pulmonar ou um tumor pulmonar
• Inalação de substâncias tóxicas que prejudicam as vias aéreas, como vapores, fumaças (incluindo fumaça de tabaco) e gases nocivos e poeira tóxica (por exemplo, sílica e pó de carvão)

• Tosse crônica
  • Hemoptise
  • Dor torácica
  • Febre
  • Episódios recorrentes de pneumonia.

A fisioterapia respiratória é muito importante para estes pacientes pois atuará na remoção do excesso de muco e secreção pulmonar que a doença produz, prevenindo a suscetibilidade à infecções pulmonares (pneumonias) e internações hospitalares por exacerbação da doença, melhorando a qualidade de vida e a capacidade pulmonar do indivíduo.

Iremos realizar técnicas de higiene brônquica para limpeza da secreção pulmonar e orientações aos familiares ou paciente, sobre formas de manter o pulmão limpo.