Asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas. Quando as vias aéreas inflamadas são expostas a vários estímulos ou fatores desencadeantes tornam-se hiper-reativas e obstruídas, limitando o fluxo de ar através de bronco constrição, produção de muco e aumento da inflamação.

A causa é desconhecida podendo ser uma conjugação de fatores genéticos e ambientais. Entre os fatores desencadeantes mais comuns estão os alergênicos, como ácaros domésticos, pólen, pelo de animais e fungos, e diversos fatores ambientais, como o fumo de tabaco ativo e passivo, a poluição do ar, irritantes químicos, exercício físico e determinados fármacos.

• Crises de falta de ar;
  • Chiados (sibilos);
  • Dor no peito;
  • Maior dificuldade na expiração;
  • Tosse seca;
  • Cianose.
  • Cansaço e falta de ar durante a prática de exercícios;
  • Tiragens intercostais (uso excessivo da musculatura da caixa torácica);
  • Sudorese;

A fisioterapia respiratória no asmático tem demonstrado fundamental importância tanto nos momentos de crises como fora deles. A fisioterapia atua no trabalho postural, abrange técnicas respiratórias e atua também no controle da ansiedade principalmente durante as crises de dispneia (falta de ar). Através de exercícios para promover reeducação diafragmática e melhorar a tolerância aos exercícios, técnicas de desinsulflação pulmonar, fortalecimento muscular respiratório, também estão entre o trabalho executado através da fisioterapia.

Criar conscientização diafragmática e educação sobre a doença é nosso maior objetivo, para conseguir ter uma qualidade de vida maior e aprender com os sintomas que a doença traz.